Palestrantes


ADRIANO PINTER
Possui graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de São Paulo (FMVZ- USP 2000), mestrado em Epidemiologia Experimental Aplicada Às Zoonoses pela 9FMVZ- USP (2003) e doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada Às Zoonoses pela FMVZ- USP (2007). Atualmente é pesquisador científico da Superintendência de Controle de Endemias.

ANDRÉ NICOLAI
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Franca (2005), Pós-graduado em Anestesiologia Veterinária PAV - SP (2014), Residência em Medicina de Animais Selvagens Mantidos em Cativeiro pela Fundação Parque Zoológico de São Paulo, Médico Veterinário Chefe de Setor Técnico, responsável pelos núcleos de Medicina Veterinária Preventiva e Anestesiologia da Fundação Parque Zoológico de São Paulo de 2009 a 2013. Doutor pela Universidade de São Paulo USP/FZEA, na área de Anestesiologia de Animais Selvagens.

AVERY BENNET
Bacharel em ciência pela Western Michigan University, EUA (1973), Graduação em medicina veterinária pela Michigan State University, EUA (1983), Mestrado em medicina veterinária, Colorado State University, EUA (1987), Certificado pela American College of Veterinary Surgeons (ACVS), EUA (1988). Atuou como professor em diversas universidades norte americanas (University of Illinois, University of Pennsylvania, University of Florida), trabalhou como veterinário no zoológico de São Francisco EUA e possui vasta experiência em clínica médica cirúrgica. Atualmente atua como chefe da cirurgia no Lauderdale Veterinary Specialists EUA.

CARLOS RODRIGUEZ
Possui graduação em medicina veterinária no Cummings School of Veterinary Medicine em Boston, MA - EUA. Participou do programa de residência com medicina equina em Alamo Pintado Equine Medical Center na California. Posteriormente ingressou no programa de residência em patologia anatômica Angell Memorial / Tufts University EUA. Com base no zoológico do Bronx, se concentrou no diagnóstico de patologias infecciosas e não infecciosas em toda a coleção de animais em quatro grandes parques urbanos e um aquário, bem como no monitoramento de doenças locais da vida selvagem. Em 2011, ele se juntou à equipe de saúde animal da Walt Disney World em Orlando, onde atualmente atua como patologista veterinário e gerente da equipe de patologia do Disney's Animal Kingdom e do Epcot.

CIDÉLI DE PAULA COELHO
Médica Veterinária (UNIFEOB, 1992), Docente permanente da Universidade de Santo Amaro (UNISA). Doutorado em Ciências (Epidemiologia aplicada a zoonoses) FMVZ-USP (2010), especialização (2002) e mestrado em Homeopatia pela Faculdade de Ciências da Saúde Facis Ibehe (2004). Pós-doutorado em Patologia experimental e ambiental (UNIP 2012-2014). Sócia proprietária da High Dilution Science (HD Science cursos).

GUSTAVO HENRIQUE PEREIRA DUTRA
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FMVZ (1998) , Especialização em Perícia Médico Veterinária pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (2000), especialização em Patologia Clínica Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), Pós-Graduação Anestesiologia Veterinária pela Faculdade Jaguariúna (2014) e mestrado na Universidade de São Paulo (FMVZ-USP 2003) . Atualmente é médico veterinário do Aquário Municipal de Santos.

JAVIER NEVAREZ
Médico Veterinário graduado pela Louisiana State University, (2001), doutor em Ciências Clínicas Veterinárias pela mesma universidade (2007). Professor de Medicina Zoológica e Diretor do Hospital de animais silvestres da LSU School of Veterinary Medicine, EUA. Possui mais de 13 anos de experiência como clínico em Medicina Zoológica e mais de 50 publicações científicas em clínica de animais silvestres. Certificado como especialista em Medicina Zoológica pelo American College of Zoological Medicine, EUA. e pelo European College of Zoological Medicine. Atual presidente da ALVEFAS (Asociación Latinoamericana de Veterinarios de Fauna Silvestre).

JEAN CARLOS R. DA SILVA
Possui graduação em Medicina Veterinária pela UFRPE (1993), Mestrado (1997), Doutorado (2001) e Pós-Doutorado (USP, 2014) em Medicina Veterinária - área de concentração Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses pelo Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS), FMVZ/USP. Atualmente é Professor do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), orientador de Doutorado e Mestrado pela UFRPE, responsável pela Gestão de Projetos do Instituto Tríade. É um dos editores dos Livros Tratado de Animais Selvagens: Medicina Veterinária, primeira e segunda edições.

JEFERSON ROCHA PIRES
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estácio de Sá (2004), graduação em Biologia pela Universidade Estácio de Sá (2010), pós-graduação em Clínica e Cirurgia de Animais Selvagens pelo Instituto Qualittas (2006) e mestrado em Clínica e Reprodução Animal pela UFF (2008). Professor das disciplinas de Patologia em Aves e Clínica e Cirurgia De Animais Selvagens no Curso de Medicina Veterinária e de Vertebrados 1 e 2, Ecologia aplicada na Universidade Estácio. Coordenador pedagógico e professor no curso de Clínica E Cirurgia De Animais Selvagens no Instituto Qualittas/Facesp, Coordenador pedagógico nos cursos de Ortopedia de Pequenos Animais e Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais no Instituto Qualittas. Coordenador e veterinário do Centro De Reabilitação de Animais Selvagens de Universidade Estácio de Sá.

JENNIFER PARSONS
Originária de Anchorage, Alasca, Jen concluiu seu bacharelado em ciência animal na Colorado State University, fez mestrado em zoologia na Universidade Estadual de Oklahoma e fez doutorado em nutrição animal na Universidade Estadual do Mississippi. Depois de concluir sua pesquisa de doutorado com pandas gigantes no Zoológico de Memphis, ela foi contratada como Nutricionista Associada no San Diego Zoo Global em 2009, onde trabalhou com uma coleção diversificada nos campi do Zoológico e do Safari Park. No início de 2015, Jen retornou ao Colorado para trabalhar nos três anos seguintes como nutricionista e diretora do programa de nutrição do zoológico de Denver. Jen se juntou à equipe Mazuri em janeiro de 2018.

MARCELO DA SILVA GOMES
Possui 25 anos de experiência em medicina zoológica, Médico Veterinário do Zoológico de São Bernardo do Campo, promoveu a criação de uma proposta diferenciada para um zoológico que envolve a especialização do mesmo em animais da Mata Atlântica. Possui Mestrado em Epidemiologia Experimental (FMVZ USP 1995 – 1999), professor em diversos cursos de pós-graduação em clínica médica e cirúrgica de animais selvagens.

RICARDO LOPES
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista (2003) e especialização em Patologia Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é Líder veterinário do laboratório clínico do Instituto Brasileiro de Diagnóstico e Especialidades Veterinárias.

TEREZINHA KNÖBL
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (FMVZ- USP 1995), mestrado em Patologia Experimental e Comparada pela FMVZ- USP 1999) e doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses pela FMVZ-USP (2005). Atualmente é professora associada do Departamento de Patologia da FMVZ-USP. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, com ênfase em Epidemiologia das Zoonoses, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças aviárias, infecções causadas por enterobactérias, colibacilose e fatores de virulência bacteriana.

THAÍS BRESSAN
Graduada em medicina veterinaria na universidade de vila velha, onde também desenvolvi residência em clinica cirurgica e anestesiologia de pequenos animais. Ainda na UVV me rornei mestre em ciência animal, com ênfase em anestesia e analgesia de animais de companhia. Pela Universidade de São Paulo, campus da FZEA, obtive o título de doutora em biociência animal com ênfase em anestesia e analgesia de animais silvestres e exóticos. Atualmente sou professora temporária da cadeira de anestesiologia da USP/FZEA e professora de anestesiologia, fisiologia e farmacologia na UNICEP em São Carlos.